Just another WordPress.com weblog

A maior premiação da sétima arte, o Oscar 2012 contemplou neste domingo (26), em Los Angeles nos Estados Unidos, as melhores produções do cinema mundial. Destaca-se na cerimônia o vencedor do 8º Amazonas Film Festival (AFF) “A Separação” de Asghar Farhad. A montagem que conquistou o prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Internacional de Longa Metragem do 8º  AFF, desta vez ganha na categoria de Melhor Filme na Língua Estrangeira. O filme concorreu com “Bullhead”, da Bélgica; “Monsieur Lazhar”, do Canadá; “Footnote”, de Israel; e “In Darkness”, da Polônia.

“A Separação” é um filme iraniano que conta a história da decadência de um casamento que passa por problemas familiares. Em discussão sobre o divórcio, tudo começa em um tribunal em que o casal de classe média formado pela médica Simin (Leila Hatami) e o bancário Nader (Peyman Moadi) discute a dissolução do matrimônio. A partir daí, vive-se uma trama que envolverá a guarda da filha Termeh (Sarina Farhadi) de 11 anos, a saúde do avô (Ali-Asghar Shalbazi) que possui Alzheimer e da empregada Razieh (Sareh Bayat) que sofre um aborto e acusa Nader pelo fato, dando a “A Separação” uma trama emotiva.

O longa participante do Festival de Berlin 2011 teve o Urso de Ouro para Asghar Farhad e seus protagonistas Leila Hatami e Peyman Moadi receberam o Urso de Prata nas premiações de Melhor Ator e Atriz. Em janeiro deste ano o longa também conquistou o Melhor Filme em Língua Estrangeira do Globo de Ouro. Na disputa estava o espanhol “A Pele que Habito”, de Pedro Almodóvar, “JingLingShi San Chai” (China), “In The Land ofBloodandHoney” (EUA) e “O Garoto da Bicicleta” (Bélgica).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: