Just another WordPress.com weblog

A cidade vai respirar fotografia entre os dias 16 a 24 de outubro, durante o primeiro Manaus Bem na Foto – Festival de Fotografia (MBF). O evento vai reunir palestras, workshops, exposições e passeios fotográficos com profissionais locais e nacionais

 

Proporcionar uma maior visibilidade e gerar novas oportunidades aos fotógrafos locais. Essa é a meta do primeiro Manaus Bem na Foto (MBF) – Festival de Fotografia, que acontecerá de 16 a 24 de outubro. A iniciativa é um projeto idealizado e coordenado pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, membros do grupo Retratando e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). O objetivo é tornar a arte fotográfica o principal foco cultural da cidade no período do festival e incluir o MBF parte do calendário anual de eventos da RPCFB. 

A abertura oficial está marcada para acontecer dia 16 de outubro no Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, s/nº, Centro, Zona Sul), às 19h, com entrada gratuita. Na ocasião, acontecerá a exposição coletiva “Manaus 341” do grupo A Escrita da Luz e fotógrafos convidados. Serão mais de 40 fotografias sobre a cidade, além da palestra com o fotógrafo paraense Miguel Chikaoka, representante da RPCFB, detalhando quais as atividades e os objetivos da REDE em todo país. 

Paralelamente, ainda no dia 16, entrarão em cartaz várias exposições nos espaços culturais como a Galeria do Largo (rua Costa Azevedo, Centro, Zona Sul), o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – Icbeu (avenida Joaquim Nabuco, nº 1.286, Centro), o Casarão de Idéias (avenida Monsenhor Coutinho, Centro), o Bar e Restaurante Açaí & Cia (rua Acre n.º 95, Vieiralves, Zona Centro-Sul) e outras localidades. Entre os fotógrafos expositores individuais estão os amazonenses Carlos Navarro, Michell Mello, Adalmir Chíxaro, Ruth Jucá e Jimmy Christian, a paulista Fernanda Preto e o francês Jacques Grisson. As exposições permanecem abertas para visitação do público, gratuitamente, no horário comercial, até o dia 24, quando se encerra o festival. 

Durante o MBF, serão mais de 30 atividades voltadas exclusivamente para fotografia, como palestras, workshops, exposições, debates e passeios fotográficos. Destaque para inauguração da unidade de treinamento da Fazz.art Digital Fine Art & Photo, na capital. Dois workshops que acontecem no Festival marcam essa inauguração. São eles: o Workshop Fluxo Digital – Lightroom 3, ministrado por Clício Barroso e o Workshop de Iluminação em Estúdio, ministrado por Newton Medeiros, ambos de São Paulo (SP). Os workshops serão realizados no Studio 5 Festival Mall (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial, Zona Sul), no horário das 19h30 (20/10) e às 17h (23/10). O investimento para os dois workshops é de R$ 180. 

Vale lembrar que as vagas são limitadas e que não serão feitas inscrições para dias separados. Para fazer a inscrição o interessado pode enviar um correio eletrônico para o endereço contato@fazz.art.br, com as seguintes informações: nome completo, número da carteira de identidade, contato telefônico e endereço de correio eletrônico; ou ainda, se dirigir a sede da Fazz.art (rua João Valério, nº 727, sala 09, Centro, Zona Sul), munido dos documentos necessários. Maiores informações pelos telefones: 3584-4204 ou 9996-3019. 

Programação acadêmica gratuita

Entre as práticas que serão desenvolvidas gratuitamente destacam-se o “Encontro da REDE AMAZÔNIA”, no dia 17 de outubro, às 8h30, com a presença dos fotógrafos Miguel Chikaoka (PA), Chico Terra (AP), Talita Oliveira (AC), Marcelo Seixas e Wank Carmo (RR), Fabiano Tertuliano (RO) e fotógrafos do Amazonas que serão convidados a discutir políticas públicas para a promoção da fotografia no Norte e ainda oficializando a criação da REDE AMAZÔNIA. 

Também se destaca o “Photovivência, diálogo com o fotógrafo”, que contará com a presença de Miguel Chikaoka (PA), no dia 17 de outubro, das às 17h; Alexandre Sequeira (PA), no dia 18 de outubro, às 19h e; do Photo Clube (RR), no dia 22 de outubro, às 19h. O evento acontecerá no Espaço Thiago de Mello, localizado na Livraria Saraira Megastore, do Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, Adrianópolis, Zona Centro-Sul). A entrada é franca. O diálogo com fotógrafo completou recentemente um ano e tem o objetivo o convite de um fotógrafo para contar sobre sua experiência como profissional, as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas. 

O MBF encerra no domingo (24), aniversário da Manaus com o “IV Colóquio de Fotografia”, às 17h, também na saraiva Megastore. Na ocasião, estarão presentes os editores de fotografia Célio Jr, Ricardo Oliveira e Raimundo Valentim, dos jornais Acrítica, Amazonas Em Tempo e Diário do Amazonas, respectivamente, ao lado de Antonio Scorza, da Agencia France Press, do Rio de janeiro. Também faz parte do encerramento a “V Maratona Fotográfica de Manaus”, com a realização de um passeio fotográfico por pontos turísticos da cidade, no período da manhã. 

Projeto que virou festival

O Manaus Bem na Foto (MBF) é um projeto de cinco anos, desenvolvido pioneiramente na cidade, envolvendo a arte fotográfica em ações sociais e em locais públicos, como praças, ruas, escolas e, principalmente, nas comunidades periféricas e ribeirinhas de Manaus. Além de promover o intercâmbio entre amadores e profissionais, o projeto utiliza a fotografia como ferramenta de inclusão social e de fomento da cultura local. 

Dentre as iniciativas, está a criação do fotoclube “A Escrita da Luz (AEL)”, carro chefe do programa que nasceu da necessidade de se formar um grupo de estudo e pesquisa sobre fotografia, e ainda, celebrar o espaço que a atividade conquistou no Amazonas. O clube realiza desde outubro 2005 encontros fotográficos constantes, dos quais já despontaram jovens talentos do segmento amazonense, que conquistaram premiações a nível nacional, entre eles Rafael Alves, Michell Mello, Ione Moreno, Gedeon Filho, entre outros. 

Agora, transformado em Festival, o MBF unirá as várias iniciativas já realizadas em todo Estado em um só evento, aberto ao público em geral. Bem mais maduro e estruturado, o MBF busca reconhecimento nacional entre os festivais de fotografia existentes no Brasil, como: o Paraty Em Foco, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro; O Agosto da Fotografia, em Salvador; O Devercidade, em Fortaleza; o SP Photo Fest, em São Paulo e muitos outros. O maior objetivo do festival é contribuir para o fortalecimento da fotografia nacional, contando com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fazz.art, além dos parceiros como Restaurante Açaí, SP Photo Fest, RPCFB, Grupo Simões, Casarão de Idéias, Icbeu, dentre outros. 

CONTATOS:

Alexandre Fonseca – Coord. do MBF –  manausbemnafoto@gmail.com – 8187-9350
Alita Menezes – Assessoria –  alitaamanda@hotmail.com – 9104-9344 / 3211-3705

Fonte: Alita Menezes

Por: People Comunicação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: