Just another WordPress.com weblog

O Palácio Rio Branco, ex sede da Assembléia Legislativa do Amazonas, e agora Centro da Memória do Poder Legislativo e da História Política do Amazonas será inaugurado pelo Governador do Amazonas, Eduardo Braga, e pelo Secretário de Cultura, Robério Braga, no próximo dia 22 de março, em solenidade que se realizará a partir das 17h.Depois de inteiramente restaurado e com infra-estrutura composta de equipamentos, móveis, objetos e instalações adaptados ao seu novo uso, o Palácio Rio Branco, que acaba de passar pelo mais amplo processo de restauração desde a sua construção na “Belle Époque”, servirá também de sede do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas, resgatando, como tantos outros espaços históricos restaurados no Governo Eduardo Braga, uma Manaus que passa a conhecer o seu passado histórico.

BELEZA E IMPONÊNCIA

 Edificado ao lado do Paço da Liberdade, no antigo Largo do Pelourinho e hoje Praça Dom Pedro I, o Palácio Rio Branco destaca-se por  sua beleza e imponência arquitetônica e é reconhecido como um dos mais bonitos palácios que nos remetem à Manaus Antiga. O prédio sofreu reformas anteriores, entre as quais a realizada no Governo João Walter de Andrade (1971-1974), quando lá se instalou a Assembléia Legislativa do Estado. Depois, o Palácio sofreu breves reformas no Governo de 1983 a 1986, através do Instituto Geográfico e Histórico e no Governo de 1995 a 1998, sob orientação técnica já da Secretaria de Cultura.

 RESTAURAÇÃO INTEGRAL E NOVO USO

A atual restauração é a mais ampla já empreendida e abrangeu desde obras e serviços na estrutura, alvenaria e nas redes elétricas e hidráulicas do prédio até a restauração especializada da fachada original, conforme acervo fotográfico de 1935. Para tanto, uma equipe de acadêmicos acompanhada pelo Secretário de Cultura, Robério Braga, e pelo Presidente da Academia Amazonense de Letras, José Braga, além dos especialistas em restauro da CULTURA, precisou recompor a altura original dos forros e das janelas, os degraus em pedra da escadaria, a abertura original do salão principal e óculos da fachada principal.

O Salão Nobre teve suas pinturas parietais e adornos reconstituídas conforme os originais, mas foi também modernizado com a implantação de sistemas atuais de refrigeração, som e projeção audiovisual. O porão do Palácio passou por um processo de modernização, onde foram construídas secretaria, biblioteca, sala de leitura, almoxarifado, depósitos, copa, cozinha e sanitários.

Além disso, foram todas restauradas, de acordo com a obra original, os salões, a sala da Diretoria, os móveis antigos, os lustres e arandelas em cristal e, por conseguinte, todo o sistema de iluminação artificial e natural. O novo ordenamento das salas permitiu a criação do Gabinete Presidencial e a recuperação do brasão da Academia, dos bustos, placas de bronze e Galeria de Presidentes. Os quadros pintados nas paredes do Salão Principal do Rio Branco foram totalmente reconstituídos, fazendo renascerem as quatro paisagens amazônicas de autoria do professor amazonense Olympio de Menezes e que são um dos raros registros da obra do artista plástico, que também pintou decorativamente o hall de entrada do Teatro Amazonas e o teto do altar da Igreja da Matriz.

A restauração do Palácio Rio Branco e sua destinação ao atual Centro da Memória do Poder Legislativo e da História Política do Amazonas,  empreendidas pelo Governo Eduardo Braga,  só  foi possível, a partir de um termo de cessão por comodato entre os Poderes Legislativo e Executivo estaduais, assinado  pelo governador e pelo presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Belarmino Lins.

Para potencializar a utilização do mais novo espaço histórico e cultural da cidade, o Governo do Estado e a ALE acordaram implantar no Palácio Rio Branco as sedes do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas, considerando a afinidade desses órgãos com o  Centro de Memória  e  também a disponibilidade de alguns espaços no palácio

Fonte: Secretária de Cultura

Por: People Comunicação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: